Hoje o tema é sobre olhos castanhos: vantagens, origens e outras curiosidades sobre a cor.

Mais de metade da população mundial tem olhos castanhos. Claro que há várias tonalidades de castanho: avelã, castanho escuro, etc, etc, etc.

Isso deve-se à melanina, o pigmento que temos em diversas partes do corpo, como a pele, o cabelo e, claro, os nossos olhos.

A quantidade de melanina que temos na nossa íris (a parte colorida dos olhos) é o que determina os olhos a serem castanhos.

A falta de melanina na íris, determina as outras tonalidades mais claras da cor dos olhos.

Olhos azuis – muito pouca melanina

Olhos verdes – um pouco mais.

Então, porque existem mais pessoas com olhos castanhos?

Por causa da genética. É uma herança dos nossos pais.

Não há só 1 gene responsável pelos olhos castanhos. Os últimos estudos apontam que existem cerca de 16.

Porque é que os filhos, podem ter uma cor de olhos diferente da dos pais?

Pelo que escrevemos atrás: genética.

Há vários genes implicados podem combinar-se e expressar-se de múltiplas formas, dando origem a diferentes cores dos olhos.

A probabilidade de surgirem olhos de cor castanha é mais alta do que verdes ou azuis. É uma questão de estatística.

Basicamente, a cor dos olhos é definida por uma combinação entre a biologia e a física. Quanto à parte que envolve a pigmentação feita pela melanina, essa é a parte onde envolve a biologia.

Um fato curioso é que, os olhos de bebês recém-nascidos parecem ser azuis. Isso acontece devido à presença de pouca melanina em seus olhos.

Porém, por volta de 12 meses, mais melanina se acumula na íris dos olhos, fazendo com que a cor dos olhos do bebê mude.

Nesse caso, trata- se da biologia, já sobre a cor que enxergamos vêm da física. Ou seja, a cor é resultado da onda de luz que é refletida, no entanto, vai depender do objeto ser opaco ou translúcido, da iluminação e também do pigmento com que o objeto é coberto.

E é esse fenômeno físico que acontece com os olhos. Então, quanto mais melanina tiver no olho, uma quantidade maior de luz é absorvida pela íris. Portanto, menos luz será refletida, resultando em olhos castanhos escuros.

Sabe quais as regiões com maior concentração de olhos castanhos?

No Médio Oriente, na África e na Ásia, a cor de olhos castanho escuro, sendo muito comum, faz parte da grande maioria da população.

Mas na Europa, há uma variação significativamente de região para região na cor dos olhos. De acordo com pesquisas realizadas, no Reino Unido, estima-se que 22% da população tenham olhos castanhos, seja claro, médio ou escuro.

Inclusive, há casos de pessoas com olhos castanhos mel e avelã.

Sabia que ter os olhos de cor castanha está associado a ter certos benefícios para a saúde?

Vários estudos demonstram que as pessoas com olhos castanhos têm menos probabilidade de desenvolver algumas patologias oculares, tais como:

  •  degeneração macular – que leva à perda progressiva da visão central, é mais suscetível em pessoas com olhos claros do que em pessoas com olhos escuros.
  • menor risco em adquirir diabetes tipo I e melanoma ocular (tumor ocular). Além dos benefícios citados anteriormente como, maior resistência à luz e mais proteção contra os raios nocivos UV.
  • Entretanto, existem casos em que os olhos castanhos não beneficiam muito, por exemplo, eles são mais suscetíveis à dor do que em quem tem olhos claros.
  • Por fim, são mais propensos a ter catarata nos olhos, por isso, o uso de óculos de sol pode ajudar a manter a saúde dos olhos.

De acordo com um estudo realizado na Universidade da República Tcheca, pessoas com olhos castanhos passam a imagem de serem confiáveis. Segundo os pesquisadores, tem haver com a combinação entre o formato do rosto e a cor dos olhos.

No entanto, se mesmo com todos os benefícios, tem vontade de mudar a cor dos seus olhos, pode recorrer às lentes de contato.

Há uma grande variedade de lentes de contato coloridas disponíveis nas suas Lojas da Visão. Então, mesmo tendo olhos castanhos escuros, pode mudar para a cor desejada, mesmo que seja na cor azul claro.