Cada vez há mais usuários de lentes de contacto e quem usa é fã por diversos motivos. Mas também há muitos casos de dúvidas em relação ao processo de colocar e retirar lentes, e por esse motivo decidimos partilhar as nossas dicas e conselhos sobre o tema.

O processo de colocar e retirar lentes de contacto envolve a manipulação das lentes, o que faz com que seja necessário seguir alguns cuidados de higiene que evitam o surgimento de infeções ou de complicações nos olhos.

Em comparação com os óculos as lentes de contacto apresentam diversas vantagens, pois não ficam embaciadas, não pesam ou escorregam e são mais confortáveis para quem pratica atividade física, porém o seu uso pode provocar conjuntivite, olhos vermelhos e ressequidos ou úlceras na córnea, por exemplo.

Como colocar as lentes de contacto

Para colocar diariamente as lentes de contacto é recomendado seguir uma rotina de higiene, que torna todo o processo mais seguro. Recomendamos:

  1. Lavar bem as mãos com sabonete líquido e secar;
  2. Escolher um olho e começar sempre por esse, para evitar trocas, sendo geralmente recomendado começar pelo olho direito;
  3. Retirar a lente do estojo com a ponta do dedo indicador, colocar na palma da mão e verificar se a lente não está invertida. Para fazer isso, deve colocar a lente no dedo indicador, direcionando-a para a luz, e verificar se as bordas se alargam para o lado de fora, se isto acontecer a lente esta invertida (ao avesso). Para a lente estar na posição correta, ela deve exibir um contorno azulado, tal como mostra a imagem;
  4. Depois, deve voltar a colocar a lente na palma da mão, passando um pouco de líquido sobre a lente para retirar algumas partículas que possam ter ficado presas;
  5. Colocar a lente na ponta do dedo indicador, use os dedos da mão que tem a lente para abrir a pálpebra inferior e os da outra mão para abrir a pálpebra superior;
  6. Devagar e com cuidado, mover a lente em direção ao olho, colocando-a suavemente. Se necessário, olhar para cima no momento em que é colocada a lente pode facilitar o processo;
  7. Liberar as pálpebras e fechar e abrir o olho durante uns segundos para ajudar na adaptação.

Todo o processo a partir do ponto 3 deve ser repetido para colocar a lente no outro olho.

Como retirar as lentes de contacto

Normalmente, retirar as lentes é mais fácil do que colocar, porém os cuidados necessários são semelhantes. Assim, para retirar as lentes do olho, é aconselhado:

  1. Lavar novamente bem as mãos com sabonete anti bacteriano e secar;
  2. Abrir o estojo das lentes, escolhendo o olho pelo qual vai começar.
  3. Olhar para cima e com o dedo médio puxar a pálpebra inferior;
  4. Com o dedo indicador, puxar suavemente a lente de contato para baixo, para a parte branca do olho;
  5. Pegar na lente com o polegar e indicador, apertando delicadamente, apenas com a força suficiente para a retirar do olho;
  6. Colocar a lente no estojo e fechar.

Todo o processo a partir do ponto 2 deve ser repetido para retirar a outra lente. No caso das lentes de contato diárias, elas nunca devem ser guardadas, devendo apenas ser retiradas do olho e descartadas.

Limpeza e Cuidados com as lentes de contacto

Para evitar infeções e outros problemas mais graves como úlceras na córnea, é importante que quem usa lentes de contacto siga algumas regras, que incluem:

  • Antes de tocar nos olhos ou nas lentes lavar sempre bem as mãos com sabonete líquido anti bacteriano e secar com papel ou com uma toalha sem fiapos;
  • Trocar a solução desinfetante do estojo de lentes sempre que necessitar guardar lentes, enxaguando bem o estojo com solução para remover possíveis resíduos.
  • Sempre que for guardar 1 lente, deve colocar primeiro a solução no estojo e não a lente;
  • As lentes devem sempre ser manipuladas uma de cada vez, para evitar confusões ou trocas, pois é comum os olhos não terem a mesma graduação.
  • Sempre que uma lente é retirada do olho, deve colocar na palma da mão, adicionar algumas gotas de solução desinfetante e com a ponta do dedo deve esfregar delicadamente a parte da frente e a parte de trás de cada lente de modo a limpar bem a sua superfície.
  • Sempre que o estojo estiver livre, este deve ser lavado com solução desinfetante, deixando secar ao ar livre de cabeça para baixo e sobre um tecido limpo. O estojo deve ser trocado 1 vez por mês, para evitar infeções e a acumulação de resíduos.
  • Se as lentes não forem utilizadas todos os dias, a solução do estojo deve ser trocada 1 vez por dia, para preservar e desinfetar a lente de contacto.

Colocar e retirar lentes de contacto dos olhos é um processo fácil, especialmente se for feito seguindo os passos recomendados. Muitas vezes existe o medo de a lente de contacto ficar presa no olho e não conseguir ser retirada, porém isto é fisicamente impossível devido à existência de uma membrana que impede que isto aconteça.

Em caso de dúvida, entre em contacto com os nossos profissionais de saúde ocular.

Estamos sempre aqui para que veja um mundo melhor!

 

Fontes: Tua saúde/oftalmologia; Dr. Arthur Frazão; Optometristas Lojas da Visão