Pequenos e discretos, os olhos são muitas vezes subestimados. Afinal “os olhos são as janelas da alma” – Mas será que conhece verdadeiramente estes nossos companheiros que nos permitem ver o mundo?

Já se perguntou quantas cores consegue ver ou do que são feitas as lágrimas? Então chegou a hora de ficar a saber algumas curiosidades sobre os nossos olhos.

Sabia que…?

  1. É impossível espirrar de olhos abertos.
  2. Todos os bebés nascem daltónicos, ou seja, eles não têm capacidade de distinguir algumas cores.
  3. 1 em cada 12 homens são daltónicos.
  4. Os nossos olhos conseguem diferenciar 500 tons de cinza diferentes.
  5. Cada olho tem 107 milhões de células, e todas elas são sensíveis à luz.
  6. Existem pessoas que nascem com um olho de cada cor, esse fenómeno designa-se por heterocromia.
  7. Enquanto a maior parte do nosso corpo precisa de algum tempo para alcançar o seu melhor desempenho, os olhos estão prontos e ativos 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  8. Os músculos que controlam os olhos são os mais ativos do corpo humano.
  9. As lágrimas não são só constituídas pela água, mas também por sais minerais, gorduras (lipídios) e muco (glicoproteínas), o que explica por que as lágrimas não evaporam com facilidade.
  10. A córnea é um tecido vivo e transparente.
  11. Os olhos piscam, em média, 17 vezes por minuto, 14.280 vezes por dia e 5,2 milhões de vezes por ano.
  12. As pessoas cegas conseguem ver os seus sonhos, desde que elas não tenham nascido com essa condição.
  13. 85% do nosso relacionamento com o ambiente é através da visão. Ao nascer a criança vê pouco e somente aos cinco anos de idade é que atinge a visão completa como do adulto. Por isto é muito importante que os problemas de visão sejam tratados até os seis anos, período que ainda estão em formação. Não existe uma idade para o início do uso de óculos, tanto pode ser muito cedo, como já na fase adulta.
  14. Em condições físicas normais o olho humano pode distinguir quase 10 mil cores diferentes.

A visão é uma das partes sensoriais mais importantes do nosso corpo, por isso, requer cuidados especiais, principalmente com o passar dos anos.

Um dos nossos conselhos é que consultem o vosso optometrista regularmente! A prevenção é sempre o melhor remédio!

Da nossa parte, já sabe, temos ao seu dispor consultas de optometria todos os dias nas nossas Lojas Físicas. Basta clicar AQUI para agendar o seu exame.

São 29 anos de aprendizagem, formação, crescimento, desenvolvimento, em que toda a equipa está focada em trabalhar e desenvolver ferramentas para que veja um mundo melhor!