O Dia Mundial da Visão, assinalado a 14 de Outubro, considerado a data mais importante na área da Saúde da Visão, é uma iniciativa conjunta da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da International Agency for the Prevention of Blindness (Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira).

Estar atento à saúde da visão e ao seu impacto na vida de todos é o desígnio escolhido para a celebração desta data. A abordagem apresenta-se como estratégica, considerando a OMS que 80 % de todas as causas de deficiência visual são evitáveis ou podem ser tratáveis mediante prevenção adequada.

Os dados apresentados pela OMS referem que 36 milhões têm cegueira e 217 milhões têm comprometimento moderado ou grave da visão, perfazendo um total de 253 milhões de pessoas com deficiência visual.

Em Portugal, estima-se que as alterações da visão afetem cerca de metade da população e que perto de 20 % das crianças, tal como 50 % dos adultos, sofram de erros refrativos significativos.

A retinopatia diabética e a ambliopia nas crianças são duas situações passiveis de prevenção e deteção precoce, bem como de tratamento oftalmológico e recuperação.

Nas sociedades modernas de hoje a visão desempenha um papel importantíssimo na aquisição de conhecimento, no desempenho das tarefas diárias e consequentemente na produtividade de cada um de nós. Foi devido a esta crescente importância da performance visual que se desenvolveu a Optometria, uma ciência autónoma que estuda, avalia e apresenta terapias para que as capacidades visuais estejam na plenitude das suas funções.

Todos os portugueses têm, na optometria ou no seu optometrista, um profissional habilitado que consegue avaliar a visão, diagnosticar problemas visuais e diagnosticar problemas relacionados com a saúde ocular, que nestes casos, são encaminhados para um profissional especializado em patologias (oftalmologista). Mas é mesmo importante que tenha a noção que o Optometrista é a primeira barreira no combate à cegueira evitável e tratável.

O nosso conselho é que consultem o vosso optometrista anualmente! A prevenção é sempre o melhor remédio!

Da nossa parte, já sabe, temos ao seu dispor consultas de optometria todos os dias nas nossas Lojas Físicas. Basta clicar AQUI para agendar o seu exame.

São 29 anos de aprendizagem, formação, crescimento, desenvolvimento, em que toda a equipa está focada em trabalhar e desenvolver ferramentas para que veja um mundo melhor!

Até breve!