Hoje vamos partilhar as dúvidas mais comuns sobre o uso de lentes de contacto.

As lentes de contacto são uma alternativa aos óculos, porém o seu uso pode causar o surgimento de muitas dúvidas, uma vez que envolve a colocação de algo diretamente em contacto com o olho.

As lentes de contacto apresentam vantagens quando comparadas com os óculos pois não partem, não pesam, nem escorregam no rosto, sendo especialmente apreciadas por quem não gosta de usar óculos ou pratica algum desporto.

Contudo, se não forem usadas corretamente, as lentes de contacto podem provocar algum desconforto, como o aparecimento de vermelhidão nos olhos ou ressequidos, além de aumentarem o risco de problemas mais graves como infeções.

As respostas para algumas das dúvidas mais comuns:

1. Usar lentes de contato faz mal?

Usar lentes de contacto não faz mal aos olhos, desde que sejam usadas com responsabilidade, respeitando os cuidados de higiene necessários. Veja que cuidados deve ter com as lentes de contato.

2. Posso usar lentes de contacto o dia todo?

O período de tempo no qual se pode utilizar lentes de contacto varia de acordo com o tipo de lente, assim como a presença de algum problema no olho, como olho seco ou sensibilidade aumentada. Geralmente, as lentes atuais podem ser colocadas de manhã e retiradas ao final do dia, antes de dormir, totalizando cerca de 14 a 16 horas de uso contínuo. O ideal é sempre conversar com o oftalmologista/optometrista para entender durante quanto tempo é seguro utilizar lentes diariamente.

3. As lentes podem ficar perdidas/presas no olho?

Perder uma lente de contacto no olho é um problema fisicamente impossível, pois existe uma membrana que impede que isto aconteça. O que pode acontecer em algumas situações é a lente dobrar e ficar presa na parte de dentro da pálpebra (na parte superior do olho), dando a impressão de que passou para a parte de trás do olho. No entanto, e com cuidado, normalmente é possível retirar a lente em casa.

4. Usar lentes é desconfortável?

Na maior parte dos casos, e se o olho estiver saudável, as lentes de contacto não são desconfortáveis. A escolha das lentes é um dos fatores que mais contribui para o conforto durante a utilização, pois cada tipo de olho pode adaptar-se de forma diferente aos diversos tipos de materiais existentes. Geralmente, a escolha da lente deve ser auxiliada por um oftalmologista ou optometrista.

O desconforto surge apenas quando existem sinais de cansaço, comichão, vermelhidão, lacrimejamento ou sensação de desconforto no olho e, nestes casos, o mais recomendado é interromper o uso das lentes durante 1 ou 2 dias ou consultar o oftalmologista ou optometrista.

5. Ir à praia danifica as lentes?

A praia pode estragar mais rapidamente as lentes, o que se deve ao efeito que o sal da água do mar pode ter sobre as lentes, fazendo com que estas sequem mais facilmente. Isto pode acontecer mesmo fechando sempre bem os olhos ao mergulhar, e o mesmo acontece nas piscinas, devido ao cloro e desinfetantes que são adicionados nesse tipo de águas.

Porém, sempre que necessário as lentes podem sim ser usadas na praia ou na piscina, desde que se tenha o cuidado de fechar sempre bem os olhos ao mergulhar.

6. Crianças podem usar lentes de contato?

Tanto crianças como adolescentes podem usar lentes de contacto, desde que sejam maduras e responsáveis o suficiente para cuidar das lentes e fazer a higiene necessária. Muitas vezes esta pode até ser uma boa opção ao óculos, pois pode ajudar na melhora da autoestima.

7. Posso dormir de lentes?

Os tipos mais comuns de lentes são apenas adequados para usar durante o dia, sendo recomendado retirar à noite antes de dormir.

8. Existem lentes coloridas?

Existem lentes de diferentes cores, como verde, azul, castanho, preto ou vermelho, que podem ser usadas no dia a dia para mudar a cor dos olhos.

A grande maioria das lentes coloridas não tem graduação, ou seja, são vendidas como tendo graduação 0, porém algumas marcas vendem este tipo de lentes com graduação.

9. Posso limpar as lentes com soro fisiológico?

As lentes nunca devem ser limpas com soro fisiológico, água ou outras soluções não apropriadas, pois podem acabar por estragar a lente, não permitindo a hidratação, limpeza e desinfeção necessárias.

Assim, para limpeza apenas devem ser usadas soluções desinfetantes próprias para lentes de contacto.

10. Se comprar lentes não preciso de óculos?

Mesmo comprando lentes de contacto, é recomendado ter sempre 1 par de óculos com a graduação atualizada, que devem ser utilizados durante as horas de descanso das lentes.

Além disso, também é importante usar óculos em dias em que os olhos estejam mais sensíveis, vermelhos ou secos, por exemplo, pois nestes casos as lentes podem piorar a situação.

11. Existem lentes de contato de vidro?

Atualmente as lentes de contato já não são feitas de vidro, sendo feitas à base de materiais rígidos ou semi rígidos, que se adaptam melhor ao olho, proporcionando um maior conforto e estabilidade.

Esperamos ter respondido às suas dúvidas. Se tiver mais alguma dúvida, entre em contacto com os nossos profissionais de saúde ocular.

Estamos sempre aqui para que veja um mundo melhor.

Fontes: Optometristas Lojas da Visão; Tua Saúde/Oftalmologia