astigmatismo é um erro refrativo num determinado eixo, em que a imagem na retina surge desfocada. O astigmatismo está entre os problemas de visão mais frequentes e que pode estar associado a outros erros refrativos ou doenças dos olhos.

Para melhor perceber o que é astigmatismo nos olhos ou astigmatismo ocular, observe as imagens ou fotos superiores. Com visão normal, a imagem é focada na retina e num único ponto de focagem. A retina tem um importante papel na visão, pois é esta que recebe as imagens e as transmite ao cérebro através do nervo ótico.

No olho com astigmatismo, os objetos são focados em mais do que um ponto, distorcendo desta forma a visão, isto é, as imagens sofrem uma distorção ao passarem pela córnea e, como tal, surgem desfocadas quando projetadas na retina. Consequentemente na visão com astigmatismo, as imagens transmitidas ao cérebro estão desfocadas ou distorcidas provocando visão turva ou visão “embaçada”.

Sintomas do astigmatismo

As pessoas com astigmatismo ocular apresentam os seguintes sintomas: visão turva ao perto e ao longe, ou seja, os objetos mais próximos ou distantes, ficam distorcidos. O astigmata ou pessoa com astigmatismo, pode apresentar fadiga ocular (vista cansada) ou cefaleias (dor de cabeça), que são os sintomas de astigmatismo mais frequentes.

Numa fase inicial o astigmatismo poderá ser assintomático (sem sintomas), contudo, com o agravar da doença surgem os primeiros sinais e sintomas.

Causas do astigmatismo

As causas do astigmatismo ocular são desconhecidas, estando, normalmente, o erro refrativo presente desde o nascimento. Normalmente, o defeito está na curvatura da córnea cuja forma é mais ovalada do que redonda. A curvatura da córnea é assimétrica, desfocando assim, a visão.

O astigmatismo pode também ser induzido por certas doenças dos olhos, como é o caso do ceratocone, pterígio, entre outras.

Dizemos que estamos perante um astigmatismo irregular, quando a curvatura da córnea é muito desigual. Por seu turno, designamos por astigmatismo regular quando existe, apenas, uma diferença de curvatura entre dois meridianos perpendiculares da córnea.

Estamos perante um astigmatismo simples quando o astigmatismo é o único erro refrativo existente ou perante um astigmatismo composto, quando este se encontra associado a outro erro refrativo, como a miopia ou a hipermetropia. Ou seja, podem ocorrer duas combinações:

  • astigmatismo e miopia;
  • astigmatismo e hipermetropia.

 

Bibliografia

Prof. Doutor Manuel Monteiro, 2019. Saúde e Bem Estar. [online]. Disponível em: <https://www.saudebemestar.pt/pt/clinica/oftalmologia/astigmatismo/> [Acedido a 02 Julho 2020].