Com tanto calor, praia e piscina são as formas de diversão mais procuradas, visto que ajudam a aliviar as altas temperaturas comuns nesta época. Quem tem problemas de visão, seja ele qual for, não se sente à vontade neste locais com os óculos, pois podem cair, partir ou riscar, assim as lentes de contacto tornam-se a melhor opção, porém é preciso ter diversos cuidados especiais ao utilizá-las, pois a elevada humidade destes espaços e as bactérias presentes podem causar infecções oculares graves.

Vai para a piscina ou para a praia com as lentes de contacto e quer evitar problemas? Saiba os principais cuidados a ter.

  • Lentes diárias descartáveis: com este tipo de lentes, os seus olhos ficarão menos expostos a possíveis contaminações da água ou da areia, visto que ao final do uso basta colocá-las ao lixo e com elas irão embora todos os riscos de infecção. Também é uma ótima opção para quem pratica desportos aquáticos.
  • Óculos de mergulho: o recomendado pelos nossos optometristas é que não haja contato dos olhos com as lentes de contato e a água do mar ou da piscina, sendo o uso de óculos de mergulho uma opção para aqueles que gostam de mergulhar e manter os olhos abertos debaixo de água. Assim  mantém os seus olhos protegidos. Caso os seus olhos tenham algum contato com a água, troque de lentes imediatamente, pois com as mesmas lentes, as bactérias permanecerão em contato com os olhos, possibilitando a ocorrência de infecções.
  • Óculos de sol: com as lentes de contacto é possível ver perfeitamente, mas não oferecem proteção contra os raios UV e como nas praias e nas piscinas a exposição aos raios solares é maior, o uso de óculos de sol torna-se obrigatório! Ajudam também a proteger os olhos do vento e areia, mas caso algum corpo estranho entre nos seus olhos, retire as lentes e lave-as com a solução de limpeza indicada pelo seu optometrista e coloque-as novamente. Se o desconforto persistir, retire as lentes e não as coloque novamente.
  • Durante o banho de mar é comum que haja a desidratação do material da lente de contacto, o que pode incomodar e dificultar a sua remoção. O ideal é usar lubrificante próprio antes de retirar as lentes, o que facilitará a sua remoção e manuseamento. Tentar forçar a retirada sem o uso prévio de lubrificante pode magoar a córnea e causar dor.
  • Se mesmo com todos os cuidados, no final do dia os olhos estiverem irritados, faça compressas com água fria, mas não deixe a água entrar em contato com o olho. Se a irritação permanecer, procure o seu optometrista.