Problemas de visão que surgem com a idade

A maioria das pessoas dirá que a visão é o sentido humano mais importante, pelo facto de que o mundo à nossa volta é 80% visual. Mudanças na visão relacionadas à idade naturalmente fazem parte do processo de envelhecimento. Os problemas de visão surgem de acordo com a idade e estilo de vida. Por isso, é extremamente importante proteger ao máximo a nossa visão e evitar os problemas de visão que surgem conforme envelhecemos.

Embora não podemos impedir condições hereditárias, alguns problemas de visão em idade avançada podem ser evitados desde o início. Seguir uma dieta saudável e não fumar são as melhores estratégias de defesa. Além disso, o que mais podemos saber sobre a relação entre idade e visão?

Mudanças de visão na Infância

As crianças podem desenvolver problemas de visão no início da vida, e sem a capacidade de expressar as suas próprias preocupações, cabe aos pais manter uma estreita vigilância sobre o seu desenvolvimento. Os problemas de visão mais comuns em crianças são:

• Miopia: dificuldade em focar objetos distantes.
• Hipermetropia: dificuldade em focar objetos próximos.
• Ambliopia: olhos desalinhados ou cruzados, ocorre com certa frequência em crianças e pode ser corrigido se detetado cedo.

Problemas de visão na infância podem ter um profundo impacto no comportamento e concentração das crianças, atrapalhando o desenvolvimento educacional. Embora a maioria das escolas façam rastreios de visão regularmente, é importante fazer um exame à visão nas crianças regularmente com um especialista.

Estudantes e adolescentes, tecnologia e problemas de visão

É importante manter os hábitos saudáveis durante a idade escolar e o início da adolescência. Uma dieta rica em vitaminas pode ajudar a preservar a visão enquanto o olho amadurece. Exercício físico e pouco tempo à frente dos ecrãs digitais também pode ajudar a manter os olhos saudáveis. Pode ser um desafio separar os jovens dos seus aparelhos digitais, mas limitar o uso pode ajudar a manter os seus olhos saudáveis enquanto amadurecem. Para estilos de vida agitados, muitos jovens preferem usar lentes de contacto diárias para corrigir a miopia e não se preocuparem com a manutenção e limpeza das lentes.

Mudanças na visão em adultos e pessoas de meia idade

O uso contínuo de aparelhos digitais e longas horas de trabalho contribuem para o cansaço dos olhos e o surgimento da síndrome do olho seco. É importante ter o hábito de descansar os olhos durante o trabalho para prevenir e aliviar a tensão ocular: a cada 20 minutos, tire os olhos dos ecrãs e foque num objeto a 20 metros de distância, por 20 segundos. Outra preocupação é o aparecimento da presbiopia, uma condição ocular relacionada à idade, fazendo com que os globos oculares percam flexibilidade originando a dificuldade em focar objetos distantes e próximos. Presbiopia não é o mesmo que miopia e surge em torno dos 40 anos, mas pode ser corrigida com lentes de contacto multifocais. Faça pelo menos um exame ocular por ano, especialmente quando notar alguma alteração na sua visão noturna ou perceção de profundidade enquanto conduz.

Problemas de visão em idade avançada

Conforme envelhecemos, surgem diversos problemas oculares. Cataratas, glaucoma e degeneração macular.

• Cataratas causam visão turva ou esbranquiçada, devido à perda de transparência da membrana ocular.
• O glaucoma é o resultado de um aumento da pressão no globo ocular que provoca danos no nervo ótico. Pode ser tratado com gotas para os olhos ou, em alguns casos, com cirurgia.
• A degeneração macular e visão cansada afeta somente a visão central, não a periférica.

O início da menopausa pode causar a síndrome do olho seco e a terapia de reposição hormonal pode agravar ainda mais o problema. Converse com o seu médico caso sinta os olhos secos ou irritados durante a menopausa.

Os nossos olhos são preciosos recursos. Embora não podemos prevenir condições hereditárias, podemos dar o nosso melhor para preservar e manter a visão saudável com uma dieta rica e estilo de vida equilibrado, além de exames regulares à visão.

 

Fonte: alensa.pt