Que cuidados com a visão devemos ter durante o verão?
Durante o verão, muito se fala sobre a necessidade de intensificar os cuidados com a pele: usar mais protetor solar, evitar ficar ao sol entre os horários de maior incidência, geralmente entre as 11h da manhã e as 16h da tarde, etc. Mas sabia que os olhos também pedem um cuidado especial na estação mais quente do ano? Além da maior exposição aos raios solares UVA e UVB, os olhos podem sofrer agressões dos produtos químicos das piscinas, das impurezas da água do mar e até mesmo do protetor solar e cremes hidratantes utilizados na pele. Neste artigo, encontra algumas dicas de cuidados com a visão para que usufrua do verão sem negligenciar a saúde dos olhos.
6 importantes cuidados com a visão durante o verão
1 – Use óculos escuros mesmo nos dias nublados
Os raios solares ultravioletas são muito nocivos para os olhos. Por isso, é muito importante usar óculos de sol sempre que ficar ao ar livre por mais tempo. Até mesmo nos dias mais nublados é recomendado usar. Apesar de o sol estar encoberto pelas nuvens, ele continua a emitir os raios UVA e UVB, portanto, seus olhos ainda precisam dessa proteção.
2 – Compre óculos com proteção UVA e UVB
Não compre óculos de sol em qualquer loja, como em barraquinhas na praia. Esses óculos não têm nas lentes o filtro de proteção contra os raios solares. O que faz com que, em vez de proteger a sua visão, exponha seus olhos a ainda mais agressão. As lentes escuras fazem com que a pupila fique dilatada para a entrada de mais luz. Juntamente com a luz entra também mais raios UVA e UVB, o que pode causar até mesmo queimaduras na retina.
3 – Evite a exposição prolongada ao sol
A exposição prolongada ao sol, sem proteção, pode causar doenças oculares, como pterígio — o crescimento de um tecido na parte branca dos olhos que avança em direção à córnea, deixando os olhos vermelhos, irritados e com comichão. O excesso de sol pode ainda desencadear a catarata precoce, que pode levar a uma perda progressiva da visão, e à Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI), uma lesão na mácula, que é a região central da retina — essa é uma doença irreversível e que pode levar à cegueira.
4 – Use chapéus e bonés
Além dos óculos, os chapéus e bonés também são grandes aliados na proteção dos olhos contra os raios ultravioletas. Ao fazerem sombra sobre a face esses acessórios evitam que os raios solares atinjam diretamente os olhos.
5 – Seja cuidadoso ao usar protetores solares e cremes hidratantes
Os cremes hidratantes e protetores solares podem causar alergias e irritações nos olhos. Por isso, seja cuidadoso ao usá-los e evite que eles entrem em contato com os olhos. Lave as mãos após o uso, tente não coçar os olhos e não passar protetor na parte superior da pálpebra, pois, com o suor, o produto pode escorrer para os olhos.
6 – Proteja os olhos ao nadar
A água do mar, lagos, rios e piscinas podem trazer contaminações por vírus e bactérias e desencadear processos alérgicos, além de algumas doenças como a conjuntivite – que é altamente contagiosa e causa vermelhidão, sensação de areia nos olhos, lacrimação intensa, inchaço e secreção de muco. Outra doença provocada por contaminação na água é a ceratite que também pode ser desencadeada por exposição prolongada ao sol. Além dessas doenças, a água de piscinas também podem causar alergias devido aos produtos químicos utilizados para tratar a água. Para evitar essas doenças, lave os olhos com água corrente ao sair da água e use óculos de natação para abrir os olhos em baixo d’água.
A prevenção é o melhor remédio. Cuide da sua visão, cuide se si!