Sabia que o tempo frio potencia as conjuntivites virais?
No pico do Inverno e com as temperaturas baixas, aumentam os casos de conjuntivite alérgica nos consultórios e hospitais. No inverno, o crescimento chega a 70%.
Alguns dos sintomas típicos do problema ocular: olho vermelho, edema de início súbito e comichão.
Começamos por explicar o que é uma conjuntivite.
INFLAMAÇÃO DA CONJUNTIVA
A conjuntiva é uma camada fina de tecido que cobre a superfície externa do olho. A Conjuntivite pode afetar um ou ambos os olhos. Seja qual for o tipo de conjuntivite, a utilização de lentes de contacto não é aconselhada até que os sintomas tenham desaparecido. É indispensável lavar as mãos regularmente e evitar o contacto com os olhos.
COMO DIAGNOSTICAR?
Em alguns casos, os sintomas podem ser a inflamação mais intensa dos olhos ou das pálpebras e também a criação de secreções, cujas características podem variar de acordo com o tipo de conjuntivite.
Conjuntivite infeciosa é causada por algum vírus ou fungo específico que afeta o olho.
Conjuntivite alérgica é uma reação alérgica ao pólen, aos pelos dos animais ou ao pó que pode levar à inflamação da conjuntiva.
Conjuntivite irritante deriva de substâncias como água com cloro, champô ou a poluição no ar que pode causar irritação no olho.
TRATAMENTO
A conjuntivite pode durar alguns dias ou até mesmo uma semana. As secreções que ficam nas pálpebras devem ser cuidadosamente limpas com algodão e água. A conjuntivite irritante deve ficar resolvida assim que a substância tóxica for removida. Caso contrário, é necessário efectuar um tratamento específico, incluindo:
- Colírio antibiótico
- Anti-histamínicos podem ser prescritos para a conjuntivite alérgica
- Um bebé que tem conjuntivite neo-natal deve ser visto imediatamente por um médico
Na maioria das vezes, a alergia é provocada pelos ácaros e fungos presentes nas roupas pesadas de inverno, pelos ambientes fechados e pela própria rinite alérgica. A consequência disso é a inflamação da conjuntiva (membrana que recobre o olho e a superfície interna das pálpebras).
Na conjuntivite alérgica, os alérgenos podem ser identificados e então evitados. Uma medida simples e eficaz é tirar do armário os casacos e colocar no sol para tirar os ácaros, provocadores da reação alérgica. É importante também manter os ambientes ventilados.
Como existe mais de um tipo de conjuntivite, como as causadas por bactérias ou vírus, a recomendação é procurar um profissional da saúde ocular, assim que surgirem os sintomas: comichão, olhos vermelhos, sensibilidade à luz, sensação de areia nos olhos, edema das pálpebras e secreção. Só um profissional qualificado poderá dizer qual é o tipo de conjuntivite e qual o melhor tratamento. A automedicação nunca é recomendada.
Conselhos importantes dos nossos profissionais de saúde visual:
- Lavar as mãos com frequência;
-
Tire do armário os casacos e coloque ao sol para tirar os ácaros, provocadores da reação alérgica;
-
Mantenha os ambientes ventilados;
- Evitar locais mal arejados;
- Não coçar os olhos;
- Não partilhar produtos pessoais como colírio, maquilhagem, fronhas e toalhas;
- Não use lentes contato enquanto estiver com conjuntivite.
Em caso de infeção, consulte sempre um especialista da visão! As Lojas da visão tem ao seu dispor sempre um Optometrista para o ajudar, tanto neste tipo de situações, como em todas as relacionadas com problemas da visão.
Fontes: essilor, lojas da visão