Síndrome da visão de computador: um novo problema para uma nova era!
Os avanços tecnológicos criam novas soluções incríveis…mas também apresentam novas dificuldades. A informatização dos dias de hoje e a Internet permitem-nos gerir muito mais informações e usar mais ferramentas do que alguma vez antes.
Toda esta produtividade implica passarmos muito tempo à frente de ecrãs: os nossos computadores de trabalho, os nossos portáteis em casa e os nossos smartphones. E passar este tempo todo a olhar para ecrãs não é bom para nós.
A família de problemas de visão e de olhos que nasce do excesso de uso de computador é descrita como Síndrome da Visão de Computador (ou CVS). Olhar para um ecrã de computador é diferente de ler páginas impressas e muitas vezes faz com que os seus olhos trabalhem mais.
Brilho e reflexos, baixo contraste e má definição tornam o texto difícil de ler. A forma como interagimos com monitores de computador nas nossas secretárias e com “páginas” digitais difere da forma como lemos e escrevemos em papel. Esta carga extra pode provocar ou agravar problemas nos olhos.
Problemas oculares da visão de computador
Os problemas de visão e de olhos que surgem ou se agravam com o uso do computador incluem:
- Visão desfocada
- Olhos secos e irritados
- Fadiga ocular
- Dores de cabeça
Quando fala com o seu optometrista sobre estes sintomas, pode esperar que ele lhe mande fazer um exame completo para ver se existem problemas de clareza, foco, alinhamento e movimento.
Tratamento da visão de computador
Os diversos problemas de olhos e de visão da Síndrome da Visão de Computador são tratados aliviando os esforços que se acumulam com o uso prolongado do computador. O tratamento e a prevenção podem, contudo, ajudar a proteger e melhorar a sua visão.
Para ajudar a tratar e a prevenir a Síndrome da Visão de Computador:
Descubra o seu ponto ideal – Os nossos olhos olham naturalmente para fora e para baixo. Para ter isto em conta, posicione o monitor do seu computador de forma que o centro do ecrã esteja uns centímetros abaixo do nível dos olhos e a 50 a 70 centímetros dos seus olhos.
Ajuste a sua iluminação – Dê a si próprio uma iluminação abundante, mas posicione o ecrã do seu computador e as suas fontes de luz de forma a evitar o encandeamento.
Use ecrãs anti-reflexo – Um filtro anti-reflexo que se adapta sobre o seu ecrã pode ajudar a reduzir o reflexo quando não tem controlo sobre as fontes de luz que o rodeiam.
Use lentes oftálmicas com proteção de luz azul – Estas lentes protegem a sua visão da luz emitida dos ecrãs digitais, prevenindo assim complicações ao longo do tempo. Veja este artigo, onde explicamos melhor o que são lentes com proteção de luz azul.
Faça intervalos frequentemente – Para evitar a fadiga ocular, descanse os seus olhos durante 15 minutos a intervalos de duas horas e deixe os seus olhos voltarem a focar olhando em redor da sala a intervalos de 20 minutos. Pestanejar mantém os seus olhos húmidos e reduz as hipóteses de olhos secos.
Lembre-se de que os seus olhos trabalham arduamente para si, portanto dê a si próprio o descanso e apoio de que precisa para olhos produtivos e saudáveis.
Em caso destes ou outros sintomas, consulte sempre o seu optometrista e faça exames regulares à visão.